sábado, 19 de dezembro de 2015

Lar Lembranças do Olimpo (2)

Dirigiram-se então à câmara de Hera. Zeus afastou um pouco as cortinas, e anunciou-os: - Querida! Chegou o Dr.! Podemos?
A cortina abriu e entraram num imenso quarto com portas laterais a dar acesso a outros aposentos, por onde circulavam jovens serviçais.
Passou por três estátuas representando as três graças - Thalia (juventude e beleza), Euphrosyne (alegria) e Aglaia (elegância) e dirigiu-se à janela onde Hera o aguardava, sentada numa cadeira de ébano com os pés imitando as patas de um leão.

- Boa noite!, cumprimentou o médico. -"Kalispera", respondeu Hera, convidando-o a sentar na cadeira da frente. Zeus afastou-se, dizendo: - Estejam à vontade. Eu tenho que preparar uma disputa com o Destino e não vos quero interromper. Dr.! ela fala pelos cotovelos. Se não tem cuidado, nem amanhã sai daqui.
Hera sorriu, puxou os cabelos para trás, confirmou a saída do marido e iniciou a conversa:
- Dr.! Antes de falarmos da doença, queria fazer-lhe um pedido, que deverá ficar só entre nós. Estive aqui a ver-vos passear lá fora, e pareceu-me que o meu marido simpatizou consigo.

O médico endireitou-se na cadeira, e para melhor garantir intimidade à conversa, inclinou-se, para a incentivar: - Diga dona Hera. Sou todo ouvidos!
- Dr. Hipólito! Há muito que Zeus quer voltar ao activo, não para dar um melhor rumo à humanidade, mas para voltar à gandulice e ir para o meio das jovens fazer-lhes filhos, sejam elas casadas ou solteiras. É isso que ele quer. Embora já não tenha as hormonas no vermelho, como antigamente, mantém-se lascivo e, se eu não tivesse mão nele, teria mais filhos que o padre de Trancoso. Agradeço-lhe que não o incentive. A nossa vida actual não é das melhores, mas viajamos e entretemo-nos, sem aqueles conflitos de outros tempos. Mas como está com pressa. Fiquemos por aqui. Veja o que pode fazer.
E passando ao assunto de saúde, quero dizer-lhe que esta minha tosse, começou há-de haver quinze dias, quando fomos a Marrocos visitar os nossos primos do Egipto - Osiris, Iris e Órus, que também se retiraram e compraram lá uma mansão. São uma gente muito antiga que parou no tempo. Vivem como há cinco mil anos. Nós que éramos para estar lá uma semana, não aguentámos dois dias. Arranjámos uma desculpa esfarrapada e fomos à Lapónia visitar o Odin. Ele tem casa na mesma rua do Pai Natal. Ora, eu não levava roupa para aquelas latitudes. Está a ver! Vir de um calor de assar e entrar naquele gelo … . Sorte foi não adoecermos os dois. Mas ele é feito da pele do diabo e nada lhe pega.

O médico sorriu e, enquanto abria a pasta para tirar o estetoscópio, respondeu:
- Dona Hera! Quanto ao primeiro ponto, quero dizer-lhe que é meu lema não me meter entre os assuntos do casal, para mais sabendo do que o seu marido é capaz! Por favor, ponha-me de fora. Eu vim aqui, por causa da sua tosse, não para resolver conflitos matrimoniais.
- Eu sei!, respondeu Hera. - Mas note que eu só lhe pedi para não o incentivar, não vá o Dr. descair-se e dizer o que não deve. Agora vamos à doença. Quer que eu tire a túnica ou ausculta-me à pescador, pelo decote?

O Dr. Hipólito mediu tensões, viu a orofaringe, auscultou, procurou sinais de disfunção de órgão e concluiu pela benignidade do quadro clínico. Prescreveu-lhe um antitússico e, quando arrumava o bloco de receitas, Hera segurou-lhe no braço e disse-lhe:
-Dr.! Eu sei que hoje está com pressa, mas, para a próxima, quando aqui voltar, quero que venha com mais tempo. Precisamos de falar.
- Está bem, dona Hera! Para a próxima venho com mais tempo, até porque vou ter de vos conhecer a todos e a funcionalidade desta casa. Respondeu o dr. Hipólito. Mas agora é tarde e a minha mulher deve estar a pensar que me aconteceu qualquer coisa para eu chegar tarde sem lhe ter dito nada. Posso telefonar daqui?

Telefonou. Depois despediu-se e a mesma menina que o trouxe, disponibilizou-se para o acompanhar até à saída dos aposentos, onde Zeus já o esperava. – Então? Perguntou. – Vamos ter outra noite sem dormir ou é coisa de pouca monta?
- Nada de especial. No entanto, caso os sintomas persistam deverá fazer uma radiografia. E dito isto entregou-lhe a receita e dirigiu-se à porta. 
A meio caminho reconheceu Hefesto, que coxeava na sua direcção com o avental de ferreiro e o martelo na mão. Era bem mais feio que alguma vez poderia imaginar, mas transparecia bondade no olhar. Pousou o martelo e questionou-o:  - Dr.! A minha mãe vai melhorar rápido? É que eu tenho de sair hoje para provocar uma erupção no Etna. Vai para um ano que me pediram umas cinzas para fortalecer os vinhedos e eu tinha isso marcado para a semana passada.
- Não vai haver problema! Ela amanhã está boa. Pode trabalhar com calma e por favor, não provoque grandes explosões, como aquelas do Eyjafjallajökull em 2010, que o meu filho regressa de férias e viaja de avião. Boa noite!
Zeus levou-o até ao automóvel e ficou até ver as luzes desaparecerem. Depois, deu um enorme salto e duas voltas ao planeta para se certificar de que Hélio conduzia o carro do Sol na devida órbita em volta da Terra, e voltou ao templo para descansar. Tinha uma ideia para regressar ao activo.   

Sem comentários: