sábado, 14 de fevereiro de 2015

Finalmente!


Iniciou-se, há uma semana, a construção da escada rolante que irá unir a Interface situada no Piso 0 do Centro Comercial Estação-Viana à entrada do Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo.
Há anos que a edilidade e a direcção deste hospital procuram solucionar o problema que esse grande desnível causa aos doentes que, chegando àquele terminal de comboio ou de autocarro, procuram os serviços do hospital.
São os idosos, e particularmente, os cardíacos, os respiratórios e os que sofrem de doenças do foro ortopédico (que actualmente se obrigam a usar o Táxi ou os serviços de vizinhos), o alvo desta intervenção, que muito se deve à recente-nomeação do Dr. Marques Mendes para Presidente do Conselho Consultivo da ULSAM.

Foi dada carta branca ao engenheiro da ULSAM (que rapidamente se reuniu com dois enfermeiros e dois médicos, com a devida assessoria de um desenhador), para planear a obra, que agora se inicia.
As obras provisórias na curva de acesso ao portão principal, são o primeiro passo, pois o orçamento não permite a sua execução de uma assentada.
À semelhança do que acontece, há décadas, dentro das paredes deste hospital, vai-se fazendo o que se pode e com a prata da casa, como já aconteceu com a Consulta Externa e as múltiplas acções efectuadas sobre o Serviço de Urgência, onde se incluiu um Gripanário (de curta duração) no local onde agora está sediada a Cardiologia.

Os menos doentes terão, já a partir do fim do ano, um ligeiro alívio nos últimos metros daquele percurso, já que a construção da totalidade das escadas rolantes só está prevista para quando o Estado pagar a dívida pública à "Troika".

Sem comentários: