domingo, 2 de novembro de 2014

Dia dos Fiéis Defuntos

Lembrar os mortos e visitar-lhes o túmulo. Uma forma de manifestar saudade, respeito e carinho, mas também um compromisso social e protocolar.


2 comentários:

A Gaja disse...

Pessoalmente este dia tem um duplo significado para mim: recordar os mortos e reencontrar os vivos que ainda vão ao cemitério visitar os seus entes queridos.

O facto de sermos minhotos tem a particularidade que em muitas zonas do país não tem: ainda vamos celebrando o dia dos finados, visitando o cemitério.
No entanto, cada vez mais a nossa tendência está em abandonar este tipo de rituais o que é uma pena.

Sinto que a educação severamente católica que existe pelo Norte tem uma forte influência sobre qual é o futuro do nosso corpo quando morremos. Afinal, conheço poucas pessoas da nossa zona do país que foram cremadas, muito menos pessoas cujas cinzas foram largadas algures. Aliás, foi preciso ir a Lisboa à casa de uns amigos para ver pela primeira vez uma urna com cinzas da avó deles, mesmo por cima da lareira. :)

capitão disse...

Alima:
o cemitério das fotos é em Bairro - Vila Nova de Famalicão. Quando lá cheguei estava tão cheio de gente que optei por dar uma volta e voltar duas horas depois às ~17:00h. Todas as campas tinham arranjos florais de grande qualidade. Nenhuma estava descurada.
Eu, que acho a cremação uma solução mais eficiente, fiquei a pensar na força de uma campa para aquela comunidade.