quarta-feira, 30 de julho de 2014

Conflitos


O mundo está um lugar perigoso. Tal é mais evidente onde os Estados teocráticos (com acções políticas, jurídicas e policiais submetidas às normas de alguma religião) se encontram, como actualmente acontece na faixa de Gaza.

Os ensinamentos da Tora e os do Corão "não encaixam". A verdade absoluta dos seus deuses únicos e omnipotentes dão como única solução o aniquilamento de um deles e, como sempre, será a razão da força a vencer e não a força da razão.
A cultura judaico-cristã do "Ocidente" tem na sua base o individualismo, que outros povos tradicionalmente combatem, promovendo a partilha como norma social.
É a luta entre o “American way of life” do capitalismo de Wall Street contra o fundamentalismo islâmico - o “Afgan way of life”.

Com todos os males que daí advêm, eu não hesito em escolher o primeiro, mas o bom era que todos os Estados fossem laicos e que a dose de individualismo neles permitida, se reduzisse, de modo a impedir o livre arbítrio de quem, por qualquer razão, tem grande sucesso económico.


Sem comentários: