sábado, 26 de abril de 2014

Sais



Pedi 10 sacos de 25Kg de sal e trouxeram-me estes. Descarreguei, paguei e só depois estranhei a etiqueta "Sun Salt", Dead Sea Works, Ltd.
-Queres lá ver que já não há sal em Portugal?
Depois pus-me a pensar que o Mar Morto está a descer a um ritmo acelerado e que o sal lá, deve ser um problema, pelo que o devem vender ao preço da uva mijona, não vá o vento levá-lo para terrenos férteis e salinizá-los.

Vista de satélite em 1972, 1989 e 2011

Vou à Net pesquisar para concluir que o Mar Morto tem uma salinidade 8,6 vezes superior à do oceano, que há 330 gramas de sal em cada litro da sua água, uma concentração tão grande que causa a sua precipitação no fundo.
Confirmei assim as minhas suspeitas. O nível das suas águas está 427 metros abaixo do nível do mar. O rio Jordão, a sua principal fonte de água, tem vindo a reduzir o seu caudal de chegada, pela crescente captação das suas águas para consumo humano - entre 1930 e 1997, o nível das águas do Mar Morto diminuiu 21 metros.

Mas quando passei ao parágrafo sobre a sua composição, veio-me o arrepio à espinha. Enquanto 97% do sal da água do mar dos oceanos é Cloreto de Sódio, o sal da água do Mar Morto é composto por Cloreto de Cálcio (CaCl): 14.4%, Cloreto de Potássio (KCl) 4.4%, Cloreto de Magnésio (MgCl2) 50.8% e Cloreto de Sódio (o sal comum) (NaCl) 30.4%.

Resumindo: o Cloro, que queria, está lá. Só tenho de aguardar que o cálcio se não deposite nos eléctrodos e me dê cabo da ferramenta.

Sem comentários: