terça-feira, 22 de abril de 2014

Cristalizações


Ciências Naturais – 6º ano do Liceu
Sistema Cúbico, Classe holoédrica. - 4E3, 3E4, 6E2, 9P, C - (E: Eixo, P: Plano e C: Centro de simetria) - Um Cristal é um sólido homogéneo, que possui uma ordem interna tridimensional que se exprime externamente por superfícies planas e polidas. A mesma substância, sob condições de pressão e temperatura distintas, pode formar cristais de aspecto diverso. O Carbono pode cristalizar sob centenas de formas, do diamante à grafite.
...
A vida assenta no Carbono, na água (Oxigénio e Hidrogéneo) e no Azoto.
Penso nos humanos como átomos e nas nações como cristais dos diferentes sistemas: a Europa do Norte cristalizada no sistema cúbico, os USA no Hexagonal (1E6, 6E2, 7P, C), a Europa do Sul no Tetragonal (1E4, 4E2, 5P, C), o Brasil, a Rússia e a Índia no Ortorrômbico (3E2, 3P, C), a China no Monoclínico (1E2, 1P, C) e os povos do Islão no Triclínico (com um centro, mas sem simetria) e, em muitos dos estados da África subsaariana, no estado amorfo, pulverizados por pressões e temperaturas inconstantes que não os estruturaram.

Em cima de todos surge agora a pressão da globalização introduzindo-lhes novos elementos e “narrativas”, empurrando-lhes as moléculas para novas formas, na procura de novas soluções.
Vacila Zeus no Olimpo e Buda no Nirvana, Confúcio exaspera-se e o menino Jesus arde em suas palhas. Estampa-se o Pai Natal no trenó, o Spider Man cai da sua teia e todas as Nossas Senhoras dos seus pedestais. E eu, que acredito que um dia nos havemos de entender, começo a duvidar de qualquer sistema, minimamente organizado, que nos consiga congregar neste planeta.

1 comentário:

A Gaja disse...

Geologia sempre foi o meu forte na área das ciências... muito mais que a biologia...

Aliás, tenho uma boa colecção de rochas e de minerais porque sou uma entusiasta na matéria...