terça-feira, 11 de março de 2014

Iatrogenias


- Dona Dulce. Não pode ser! A senhora vem da Consulta de Dor Crónica com essa medicação? A Sra disse à médica tudo o que estava a tomar?
- Disse, Sr. Dr.!
- E falou-lhe do penso de Fentanil, que usa há 15 dias?
- Falei, Sr. Dr.!
- E mostrou-o à médica?
- Não! Eu tenho-o na nádega e custa-me muito sair da cadeira de rodas.
- Desculpe a minha insistência, dona Dulce, mas vai ter de me dizer - exactamente - as palavras que usou quando lhe falou do penso!
- Disse-lhe que tinha aqui um emplastro!
- Oh dona Dulce! Um emplastro não é isso! A senhora tem um penso transdérmico de um medicamento que é cem vezes mais potente que a morfina. Um emplastro é uma medicação caseira, um adesivo impregnado com um rubefaciente para aquecer o local onde se coloca.
Se a Sra. não tivesse vindo aqui depois dessa consulta, ia ser um sarilho de toxicidade. Para a próxima, quando for ao médico, leve as caixas de todos os medicamentos que está a usar. Está bem!?

Sem comentários: