segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Promessas


Isaac chamou o seu filho Jacob e disse-lhe: Vai a casa do teu tio Labão, irmão da tua mãe, que vive em Haran, na Síria, e desposa uma das suas filhas.
Jacob foi buscar as mulheres que já tinha e meteu-se ao caminho (885km). Numa noite, teve um sonho em que Deus lhe disse “eu te darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes” (estaria no Monte Moriá - Jerusalém, e foi a 3ª vez que Deus prometeu essa terra aos Judeus. A primeira foi a Abraão, a 2ª a Isaac). Com a pedra que lhe servia de almofada, Jacob fez um altar e confiante voltou ao caminho, até encontrar  um poço onde pastores davam de beber aos rebanhos. Com um deles chegava a linda Raquel, filha mais nova de Labão. Foi amor à primeira vista. Jacob apresentou-se, e ela foi anunciá-lo ao pai que ficou feliz ao saber ao que ele ia. Fechou-se o negócio: uma filha a troco de sete anos de trabalho na sua casa. Jacob pensava em Raquel, mas no dia do casamento Labão meteu-lhe na câmara a sua filha mais velha – a remelosa Lia, argumentando que o costume era casar primeiro a mais velha, mas que, se ele quisesse muito a Raquel, com outros sete anos, também a podia levar.

Jacob dispôs-se então a trabalhar para Labão catorze anos, mas assim que tomou Raquel como esposa, começou a desprezar a Lia. Vai daí Deus, fez com que Raquel fosse estéril e deu 4 filhos à Lia.
Raquel, cheia de inveja, para resolver a sua infertilidade, chamou a sua criada Bala, pô-la ao jeito de Jacob, e fez com que ela parisse sobre os seus joelhos, para assim ter filhos dela. E por este processo teve 2 filhos. Lia apercebendo-se desta nova técnica, resolveu a falta de assiduidade de Jacob, chamou a sua escrava Zelfa e submeteu-a ao mesmo tratamento, o que lhe deu mais 2 filhos.

A coisa tomou foros de competição. Um dia em que um filho de Lia levou para casa da mãe um molho de mandrágoras, Raquel pediu-lhe uma manadita. Como Jacob não se ia a ela havia tempo, Lia propôs-lhe um pequeno negócio: Deixa-o passar esta noite comigo e eu dou-tas! Dito e feito. Lia não só engravida, como o entende como uma paga de Deus, por ter dado a escrava ao marido para que ele a engravidasse. Jacob deve ter ficado alerta com a facilidade com que Lia engravidava e numa nova volta, surgiu um sexto filho. Lia ficou a ganhar a Raquel por 8-2.
Então Deus lembrou-se de Raquel e fê-la fecunda e deu-lhe um filho. Resultado final: 8-3.
Depois Jacob disse ao sogro: “Deixa que vá para a minha terra. Dá-me as minhas mulheres e os meus filhos, pelos quais te tenho servido, para ir daqui!”.
E depois de umas estranhas partilhas, voltou Jacob sobremaneira rico, como muitos rebanhos e um grande número de escravos e escravas.
Génesis 28, 29, 30
...
Resumi a história, que aparentemente pouco tem a ver com a actualidade, mas ela é fundamento do conflito israelo-árabe, onde Israel reclama os territórios que Deus lhes prometeu.

Sem comentários: