segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sindromes de Origem Cultural


Cultura é o conjunto de crenças, comportamentos, valores, instituições e regras morais que identificam uma sociedade, que explicam e dão sentido à cosmologia social, e que constituem a identidade de um grupo humano num território e num determinado tempo.

São necessários 4 critérios para definir um CBS (Culture-Bound Syndrome):

a. O síndrome não pode ser entendido fora de seu conteúdo cultural ou subcultural.
b. A sua etiologia sumariza e simboliza significados centrais e normas de comportamento da cultura.
c. O diagnóstico apoia-se nas técnicas e ideologias específicas da cultura.
d. O tratamento só será inteiramente bem sucedido se conduzido por participantes dessa cultura.

As seguintes “doenças” tendem para a extinção, por se terem modificado os sustentáculos dessas culturas.

Amok: Malásia. África Ocidental e Índia. Repentina explosão de agressividade intensa e furiosa, durante a qual o indivíduo mata quem quer que se lhe depare pelo caminho, usando uma faca, uma espada ou outra arma. É habitualmente precedida por uma fase de latência, como no indivíduo frustrado que reprime a fúria e, de repente explode num comportamento violento.

Latah: Malásia. Assume dois aspectos comportamentais. Um de obediência automática, outro de estado de pânico com reacções aterradoras, em que o indivíduo (habitualmente do sexo feminino) age de forma inconveniente, dizendo obscenidades e fazendo asneiras.

Koro: observado nos chineses de Singapura e da Malásia. Surge repentinamente um estado de ansiedade dirigido para as partes genitais – como se o pénis estivesse a desaparecer ou a afundar-se dentro do abdómen. Para prevenir este pretenso perigo, o indivíduo coloca cintas ou ligaduras no pénis.

Piblokto: ou histeria árctica. Acontece nas mulheres esquimós que, de repente, começam a gritar, a rasgar as roupas e a correr sem nexo pelo gelo.

Wihtigo: crença alimentada por certos índios que se podem transformar num monstro que come carne humana.

Vodu: Haiti. Estado de possessão por espíritos demoníacos, que levam um individuo a comportamentos normalmente inaceitáveis

O Chilique” é também um comportamento deste tipo.

Os CBS são uma classe única e distinta de fenómenos de interesse psiquiátrico, e não apenas objecto de uma diferente rotulação .
Estes síndromes afligem somente, ou principalmente, "os outros", referidos como grupos ou minorias étnicas.

Sem comentários: